Recentemente instalei um velocímetro digital universal na minha construção EX500 streetfighter. Este velocímetro veio numa caixa de peças incluída com a minha bicicleta quando a comprei, mas parece ser idêntico a muitos dos mesmos modelos encontrados no ebay e aliexpress, veja o seguinte link como exemplo:
http://www.aliexpress.com/item/2016...cycle-MotorBike-F1-2-4-Cylinders/32622056831.html?spm=2114.40010308.4.92.tMCxdQ
.... Você entendeu. Há uma tonelada dessas coisas à venda e elas são baratas. Eu estava considerando comprar um medidor acewell ou trailtech, mas essas coisas são uma fração do preço.
Até agora parece muito bom. É fácil de ler em uma variedade de luzes, o tacômetro parece preciso, as luzes indicadoras/neutras/altas/baixas parecem funcionar bem. Além disso, apesar de ser um produto barato do ebay, eu andei na chuva várias vezes e ainda não fritou!
As desvantagens: Na frente da funcionalidade, ele não possui um aviso de pressão de óleo e um medidor de temperatura do líquido de arrefecimento. Conectei o medidor de nível de combustível ao fio de temperatura do líquido de arrefecimento do chicote da bicicleta e a resistência está errada, então ele lê incorretamente. Estou trabalhando para encontrar a resistência adequada para fazer com que ele exiba a temperatura do líquido de arrefecimento com mais precisão. A velocidade é média no tempo (como deveria ser), mas o tempo de amostragem parece ser um pouco grande, então há um pouco de atraso na alteração da tela.
de um ponto de vista de instalação, ele vem da China, com poucas ou nenhumas instruções ou suporte técnico disponível. Tentei entrar em contato com um vendedor no ebay para obter um diagrama de fiação ou instruções de programação e recebi instruções muito quebradas que parecem ter saído do google translate. Ele também requer uma montagem personalizada, bem como qualquer outro velocímetro aftermarket, e você precisa montar um sensor de efeito hall e ímãs para fazer o velocímetro digital funcionar.
Fiação do velocímetro:
Depois de encontrar um diagrama de fiação de amostra em uma página de vendas do aliexpress, bem como alguns testes e erros, aqui está a fiação que eu criei.
A primeira coisa que fiz foi cortar os conectores da unidade, pois eles não se encaixam no chicote kawasaki de qualquer maneira. Eu crimpei alguns conectores de topo para brincar com fiações diferentes. Também removi os conectores do medidor do chicote da bicicleta e crimpei conectores de topo. Deixe o conector do sensor de efeito hall como está, pois você vai querer usá-lo mais tarde.
Velocímetro:
Azul claro - Sinal direito
Marrom - Farol baixo
Laranja - Sinal esquerdo
Preto - Ignição
Verde/Preto - Terra
Azul/Branco - Nível de combustível (conecte isso à linha de temperatura do líquido de arrefecimento no chicote da bicicleta)
Azul escuro - Farol alto
Roxo/Preto - RPM
Amarelo/Branco - Indicador neutro
Vermelho - Conecte isso diretamente ao terminal positivo da sua bateria. Esta é a fonte de "memória" para a unidade. Se você desconectar isso, todas as configurações que você programar no painel serão redefinidas (por exemplo, circunferência da roda, odômetro, etc.)
Os outros fios são para indicadores de marcha, com os quais o EX500 não está equipado. Cortei esses fios e os isolei com fita isolante para mantê-los fora do caminho.
Chicote da bicicleta:
Azul com listra vermelha fina - Luz de pressão do óleo (isso não pode ser conectado ao medidor, então apenas corte-o e prenda-o ao chicote por enquanto)
Verde escuro - Sinal esquerdo
Cinza - Sinal direito
Vermelho/Preto - Farol alto
Vermelho com listra azul fina - farol baixo (isso é referido como a "luz do medidor" no diagrama de fiação EX500)
Verde claro - Indicador neutro
Amarelo/Branco - Temperatura do líquido de arrefecimento
Verde/Branco - tacômetro
preto/amarelo - terra
Marrom/Branco - Ignição
Depois de confirmar a configuração da fiação com conectores de topo, rotulei tudo, removi os conectores e fixei um conector DELPHI de 10 pinos. Você pode usar qualquer tipo de conector que desejar, eu só tinha peças DELPHI por perto, então usei-as. DELPHIs são à prova d'água, mas eu realmente não acho que seja necessário.
Montagem do sensor de efeito Hall:
Os sensores de efeito Hall funcionam variando sua saída com base em um campo magnético. Eles são usados em todos os carros e motocicletas modernos para velocímetros, controle de tração e assim por diante. Assim como o vapor trailtech, esta unidade requer a montagem do sensor perto da roda e a instalação de dois ímãs que passarão pelo sensor de efeito hall.
Os ímãs que vieram com o velocímetro foram colocados em botões de freio para discos flutuantes (que o EX500 não possui), então peguei alguns ímãs pequenos na loja de ferragens e os soldei com JB na borda interna do disco, logo fora do círculo do parafuso de montagem. Eu os montei a 180 graus de distância. Certifique-se de testá-los para atrito/interferência antes de colá-los no lugar.
Quanto à montagem do sensor, peguei um pedaço de alumínio de 1/8" de espessura e furei um furo de folga M10, depois um furo de folga para o sensor (não me lembro do tamanho exato - você pode fazer isso sozinho). A montagem da pinça de freio tem um furo M10 X 1,25 extra rosqueado ao qual prendi o suporte. Certifique-se de travar isso. Agora o sensor pode ser ajustado a uma distância apropriada dos ímãs para funcionar. Você pode testá-lo apoiando a extremidade dianteira da bicicleta e girando o pneu para ver se ele lê alguma coisa.
NOTA IMPORTANTE: Antes de montar seus ímãs, teste-os com o sensor para garantir que você os tenha na orientação correta. Os sensores de efeito Hall são sensíveis à polaridade, portanto, se seu ímã estiver montado ao contrário, eles não funcionarão.
Programando o velocímetro:
A programação é simples - desligue a chave, segure o botão na parte de trás, ligue a chave. Se você segurá-lo por tempo suficiente, uma tela diferente aparecerá. Este é o menu de configuração. Os três primeiros dígitos são metade da circunferência da roda em milímetros. Para mudar os dígitos, pressione e segure o botão. Tive que brincar com isso, pois não era exatamente o que eu calculei. Comparei-o com um velocímetro GPS no meu telefone por um tempo para discá-lo.
O próximo dígito é para resistência do nível de combustível - 1 é para 100 ohms, 5 é 500 (apenas duas opções aqui). Usei 5, mas ainda acho que está errado.
O último dígito que li pode significar o número de cilindros.... ou curso. Existem apenas duas opções: 2 ou 4. Seja o que for, usei 4 e parece funcionar bem.
Depois de terminar, desligue a ignição e ligue-a novamente, ele deve funcionar a partir daí.
Para alternar entre MPH e KMPH, segure o botão traseiro por alguns segundos durante a operação normal.
Montando o velocímetro:
Eu medi a parte de trás do velocímetro com meus paquímetros e fiz um desenho aproximado de como deveria ser o padrão. Fiz um suporte de alumínio que é montado na bicicleta entre a braçadeira tripla superior e a chave de ignição. Eu moí o meu e depois o dobrei, mas você provavelmente poderia se safar com uma furadeira, um dremel e uma serra. Há um milhão de maneiras de montá-lo na bicicleta, então vou deixar você trabalhar seu próprio processo criativo nisso.
Em anexo estão algumas fotos do medidor, da montagem, de um esquema de fiação do aliexpress e do medidor antigo para comparação.
Vou tirar algumas fotos da montagem do efeito hall mais tarde e carregá-las.
De qualquer forma, espero que isso ajude todos vocês com sua instalação, caso decidam obter este medidor. É muito bom e, se você for um estudante universitário falido como eu, o preço fala por si. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para postá-las aqui.
- Ryan
http://www.aliexpress.com/item/2016...cycle-MotorBike-F1-2-4-Cylinders/32622056831.html?spm=2114.40010308.4.92.tMCxdQ
.... Você entendeu. Há uma tonelada dessas coisas à venda e elas são baratas. Eu estava considerando comprar um medidor acewell ou trailtech, mas essas coisas são uma fração do preço.
Até agora parece muito bom. É fácil de ler em uma variedade de luzes, o tacômetro parece preciso, as luzes indicadoras/neutras/altas/baixas parecem funcionar bem. Além disso, apesar de ser um produto barato do ebay, eu andei na chuva várias vezes e ainda não fritou!
As desvantagens: Na frente da funcionalidade, ele não possui um aviso de pressão de óleo e um medidor de temperatura do líquido de arrefecimento. Conectei o medidor de nível de combustível ao fio de temperatura do líquido de arrefecimento do chicote da bicicleta e a resistência está errada, então ele lê incorretamente. Estou trabalhando para encontrar a resistência adequada para fazer com que ele exiba a temperatura do líquido de arrefecimento com mais precisão. A velocidade é média no tempo (como deveria ser), mas o tempo de amostragem parece ser um pouco grande, então há um pouco de atraso na alteração da tela.
de um ponto de vista de instalação, ele vem da China, com poucas ou nenhumas instruções ou suporte técnico disponível. Tentei entrar em contato com um vendedor no ebay para obter um diagrama de fiação ou instruções de programação e recebi instruções muito quebradas que parecem ter saído do google translate. Ele também requer uma montagem personalizada, bem como qualquer outro velocímetro aftermarket, e você precisa montar um sensor de efeito hall e ímãs para fazer o velocímetro digital funcionar.
Fiação do velocímetro:
Depois de encontrar um diagrama de fiação de amostra em uma página de vendas do aliexpress, bem como alguns testes e erros, aqui está a fiação que eu criei.
A primeira coisa que fiz foi cortar os conectores da unidade, pois eles não se encaixam no chicote kawasaki de qualquer maneira. Eu crimpei alguns conectores de topo para brincar com fiações diferentes. Também removi os conectores do medidor do chicote da bicicleta e crimpei conectores de topo. Deixe o conector do sensor de efeito hall como está, pois você vai querer usá-lo mais tarde.
Velocímetro:
Azul claro - Sinal direito
Marrom - Farol baixo
Laranja - Sinal esquerdo
Preto - Ignição
Verde/Preto - Terra
Azul/Branco - Nível de combustível (conecte isso à linha de temperatura do líquido de arrefecimento no chicote da bicicleta)
Azul escuro - Farol alto
Roxo/Preto - RPM
Amarelo/Branco - Indicador neutro
Vermelho - Conecte isso diretamente ao terminal positivo da sua bateria. Esta é a fonte de "memória" para a unidade. Se você desconectar isso, todas as configurações que você programar no painel serão redefinidas (por exemplo, circunferência da roda, odômetro, etc.)
Os outros fios são para indicadores de marcha, com os quais o EX500 não está equipado. Cortei esses fios e os isolei com fita isolante para mantê-los fora do caminho.
Chicote da bicicleta:
Azul com listra vermelha fina - Luz de pressão do óleo (isso não pode ser conectado ao medidor, então apenas corte-o e prenda-o ao chicote por enquanto)
Verde escuro - Sinal esquerdo
Cinza - Sinal direito
Vermelho/Preto - Farol alto
Vermelho com listra azul fina - farol baixo (isso é referido como a "luz do medidor" no diagrama de fiação EX500)
Verde claro - Indicador neutro
Amarelo/Branco - Temperatura do líquido de arrefecimento
Verde/Branco - tacômetro
preto/amarelo - terra
Marrom/Branco - Ignição
Depois de confirmar a configuração da fiação com conectores de topo, rotulei tudo, removi os conectores e fixei um conector DELPHI de 10 pinos. Você pode usar qualquer tipo de conector que desejar, eu só tinha peças DELPHI por perto, então usei-as. DELPHIs são à prova d'água, mas eu realmente não acho que seja necessário.
Montagem do sensor de efeito Hall:
Os sensores de efeito Hall funcionam variando sua saída com base em um campo magnético. Eles são usados em todos os carros e motocicletas modernos para velocímetros, controle de tração e assim por diante. Assim como o vapor trailtech, esta unidade requer a montagem do sensor perto da roda e a instalação de dois ímãs que passarão pelo sensor de efeito hall.
Os ímãs que vieram com o velocímetro foram colocados em botões de freio para discos flutuantes (que o EX500 não possui), então peguei alguns ímãs pequenos na loja de ferragens e os soldei com JB na borda interna do disco, logo fora do círculo do parafuso de montagem. Eu os montei a 180 graus de distância. Certifique-se de testá-los para atrito/interferência antes de colá-los no lugar.
Quanto à montagem do sensor, peguei um pedaço de alumínio de 1/8" de espessura e furei um furo de folga M10, depois um furo de folga para o sensor (não me lembro do tamanho exato - você pode fazer isso sozinho). A montagem da pinça de freio tem um furo M10 X 1,25 extra rosqueado ao qual prendi o suporte. Certifique-se de travar isso. Agora o sensor pode ser ajustado a uma distância apropriada dos ímãs para funcionar. Você pode testá-lo apoiando a extremidade dianteira da bicicleta e girando o pneu para ver se ele lê alguma coisa.
NOTA IMPORTANTE: Antes de montar seus ímãs, teste-os com o sensor para garantir que você os tenha na orientação correta. Os sensores de efeito Hall são sensíveis à polaridade, portanto, se seu ímã estiver montado ao contrário, eles não funcionarão.
Programando o velocímetro:
A programação é simples - desligue a chave, segure o botão na parte de trás, ligue a chave. Se você segurá-lo por tempo suficiente, uma tela diferente aparecerá. Este é o menu de configuração. Os três primeiros dígitos são metade da circunferência da roda em milímetros. Para mudar os dígitos, pressione e segure o botão. Tive que brincar com isso, pois não era exatamente o que eu calculei. Comparei-o com um velocímetro GPS no meu telefone por um tempo para discá-lo.
O próximo dígito é para resistência do nível de combustível - 1 é para 100 ohms, 5 é 500 (apenas duas opções aqui). Usei 5, mas ainda acho que está errado.
O último dígito que li pode significar o número de cilindros.... ou curso. Existem apenas duas opções: 2 ou 4. Seja o que for, usei 4 e parece funcionar bem.
Depois de terminar, desligue a ignição e ligue-a novamente, ele deve funcionar a partir daí.
Para alternar entre MPH e KMPH, segure o botão traseiro por alguns segundos durante a operação normal.
Montando o velocímetro:
Eu medi a parte de trás do velocímetro com meus paquímetros e fiz um desenho aproximado de como deveria ser o padrão. Fiz um suporte de alumínio que é montado na bicicleta entre a braçadeira tripla superior e a chave de ignição. Eu moí o meu e depois o dobrei, mas você provavelmente poderia se safar com uma furadeira, um dremel e uma serra. Há um milhão de maneiras de montá-lo na bicicleta, então vou deixar você trabalhar seu próprio processo criativo nisso.
Em anexo estão algumas fotos do medidor, da montagem, de um esquema de fiação do aliexpress e do medidor antigo para comparação.
Vou tirar algumas fotos da montagem do efeito hall mais tarde e carregá-las.
De qualquer forma, espero que isso ajude todos vocês com sua instalação, caso decidam obter este medidor. É muito bom e, se você for um estudante universitário falido como eu, o preço fala por si. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para postá-las aqui.
- Ryan