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Velocímetro digital universal: "O Especial do Ebay"

84K views 28 replies 13 participants last post by  lukedemes  
#1 · (Edited by Moderator)
Recentemente instalei um velocímetro digital universal na minha construção EX500 streetfighter. Este velocímetro veio numa caixa de peças incluída com a minha bicicleta quando a comprei, mas parece ser idêntico a muitos dos mesmos modelos encontrados no ebay e aliexpress, veja o seguinte link como exemplo:




http://www.aliexpress.com/item/2016...cycle-MotorBike-F1-2-4-Cylinders/32622056831.html?spm=2114.40010308.4.92.tMCxdQ

.... Você entendeu. Há uma tonelada dessas coisas à venda e elas são baratas. Eu estava considerando comprar um medidor acewell ou trailtech, mas essas coisas são uma fração do preço.

Até agora parece muito bom. É fácil de ler em uma variedade de luzes, o tacômetro parece preciso, as luzes indicadoras/neutras/altas/baixas parecem funcionar bem. Além disso, apesar de ser um produto barato do ebay, eu andei na chuva várias vezes e ainda não fritou!

As desvantagens: Na frente da funcionalidade, ele não possui um aviso de pressão de óleo e um medidor de temperatura do líquido de arrefecimento. Conectei o medidor de nível de combustível ao fio de temperatura do líquido de arrefecimento do chicote da bicicleta e a resistência está errada, então ele lê incorretamente. Estou trabalhando para encontrar a resistência adequada para fazer com que ele exiba a temperatura do líquido de arrefecimento com mais precisão. A velocidade é média no tempo (como deveria ser), mas o tempo de amostragem parece ser um pouco grande, então há um pouco de atraso na alteração da tela.

de um ponto de vista de instalação, ele vem da China, com poucas ou nenhumas instruções ou suporte técnico disponível. Tentei entrar em contato com um vendedor no ebay para obter um diagrama de fiação ou instruções de programação e recebi instruções muito quebradas que parecem ter saído do google translate. Ele também requer uma montagem personalizada, bem como qualquer outro velocímetro aftermarket, e você precisa montar um sensor de efeito hall e ímãs para fazer o velocímetro digital funcionar.

Fiação do velocímetro:

Depois de encontrar um diagrama de fiação de amostra em uma página de vendas do aliexpress, bem como alguns testes e erros, aqui está a fiação que eu criei.

A primeira coisa que fiz foi cortar os conectores da unidade, pois eles não se encaixam no chicote kawasaki de qualquer maneira. Eu crimpei alguns conectores de topo para brincar com fiações diferentes. Também removi os conectores do medidor do chicote da bicicleta e crimpei conectores de topo. Deixe o conector do sensor de efeito hall como está, pois você vai querer usá-lo mais tarde.

Velocímetro:

Azul claro - Sinal direito
Marrom - Farol baixo
Laranja - Sinal esquerdo
Preto - Ignição
Verde/Preto - Terra
Azul/Branco - Nível de combustível (conecte isso à linha de temperatura do líquido de arrefecimento no chicote da bicicleta)
Azul escuro - Farol alto
Roxo/Preto - RPM
Amarelo/Branco - Indicador neutro
Vermelho - Conecte isso diretamente ao terminal positivo da sua bateria. Esta é a fonte de "memória" para a unidade. Se você desconectar isso, todas as configurações que você programar no painel serão redefinidas (por exemplo, circunferência da roda, odômetro, etc.)

Os outros fios são para indicadores de marcha, com os quais o EX500 não está equipado. Cortei esses fios e os isolei com fita isolante para mantê-los fora do caminho.

Chicote da bicicleta:
Azul com listra vermelha fina - Luz de pressão do óleo (isso não pode ser conectado ao medidor, então apenas corte-o e prenda-o ao chicote por enquanto)
Verde escuro - Sinal esquerdo
Cinza - Sinal direito
Vermelho/Preto - Farol alto
Vermelho com listra azul fina - farol baixo (isso é referido como a "luz do medidor" no diagrama de fiação EX500)
Verde claro - Indicador neutro
Amarelo/Branco - Temperatura do líquido de arrefecimento
Verde/Branco - tacômetro
preto/amarelo - terra
Marrom/Branco - Ignição

Depois de confirmar a configuração da fiação com conectores de topo, rotulei tudo, removi os conectores e fixei um conector DELPHI de 10 pinos. Você pode usar qualquer tipo de conector que desejar, eu só tinha peças DELPHI por perto, então usei-as. DELPHIs são à prova d'água, mas eu realmente não acho que seja necessário.

Montagem do sensor de efeito Hall:

Os sensores de efeito Hall funcionam variando sua saída com base em um campo magnético. Eles são usados em todos os carros e motocicletas modernos para velocímetros, controle de tração e assim por diante. Assim como o vapor trailtech, esta unidade requer a montagem do sensor perto da roda e a instalação de dois ímãs que passarão pelo sensor de efeito hall.

Os ímãs que vieram com o velocímetro foram colocados em botões de freio para discos flutuantes (que o EX500 não possui), então peguei alguns ímãs pequenos na loja de ferragens e os soldei com JB na borda interna do disco, logo fora do círculo do parafuso de montagem. Eu os montei a 180 graus de distância. Certifique-se de testá-los para atrito/interferência antes de colá-los no lugar.

Quanto à montagem do sensor, peguei um pedaço de alumínio de 1/8" de espessura e furei um furo de folga M10, depois um furo de folga para o sensor (não me lembro do tamanho exato - você pode fazer isso sozinho). A montagem da pinça de freio tem um furo M10 X 1,25 extra rosqueado ao qual prendi o suporte. Certifique-se de travar isso. Agora o sensor pode ser ajustado a uma distância apropriada dos ímãs para funcionar. Você pode testá-lo apoiando a extremidade dianteira da bicicleta e girando o pneu para ver se ele lê alguma coisa.

NOTA IMPORTANTE: Antes de montar seus ímãs, teste-os com o sensor para garantir que você os tenha na orientação correta. Os sensores de efeito Hall são sensíveis à polaridade, portanto, se seu ímã estiver montado ao contrário, eles não funcionarão.

Programando o velocímetro:

A programação é simples - desligue a chave, segure o botão na parte de trás, ligue a chave. Se você segurá-lo por tempo suficiente, uma tela diferente aparecerá. Este é o menu de configuração. Os três primeiros dígitos são metade da circunferência da roda em milímetros. Para mudar os dígitos, pressione e segure o botão. Tive que brincar com isso, pois não era exatamente o que eu calculei. Comparei-o com um velocímetro GPS no meu telefone por um tempo para discá-lo.

O próximo dígito é para resistência do nível de combustível - 1 é para 100 ohms, 5 é 500 (apenas duas opções aqui). Usei 5, mas ainda acho que está errado.

O último dígito que li pode significar o número de cilindros.... ou curso. Existem apenas duas opções: 2 ou 4. Seja o que for, usei 4 e parece funcionar bem.

Depois de terminar, desligue a ignição e ligue-a novamente, ele deve funcionar a partir daí.

Para alternar entre MPH e KMPH, segure o botão traseiro por alguns segundos durante a operação normal.

Montando o velocímetro:

Eu medi a parte de trás do velocímetro com meus paquímetros e fiz um desenho aproximado de como deveria ser o padrão. Fiz um suporte de alumínio que é montado na bicicleta entre a braçadeira tripla superior e a chave de ignição. Eu moí o meu e depois o dobrei, mas você provavelmente poderia se safar com uma furadeira, um dremel e uma serra. Há um milhão de maneiras de montá-lo na bicicleta, então vou deixar você trabalhar seu próprio processo criativo nisso.

Em anexo estão algumas fotos do medidor, da montagem, de um esquema de fiação do aliexpress e do medidor antigo para comparação.

Vou tirar algumas fotos da montagem do efeito hall mais tarde e carregá-las.

De qualquer forma, espero que isso ajude todos vocês com sua instalação, caso decidam obter este medidor. É muito bom e, se você for um estudante universitário falido como eu, o preço fala por si. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para postá-las aqui.

- Ryan
 

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#3 ·
Se você quiser... pegue um pequeno potenciômetro.
Use-o em linha com o fio da unidade de envio de temperatura e o medidor.

Você terá que descobrir como uma leitura correta se parece no medidor de combustível, mas você pode ajustar o potenciômetro para um número quase infinito de resistências, apenas girando um pequeno mostrador até obter o valor desejado.
Em seguida, você remove o potenciômetro e usa seu multímetro para ler a resistência em que ele está configurado.
Então você saberá qual resistor real (ou combinação de) obter.

Tem que navegar e encontrar a resistência base que você precisa. Depois disso, é fácil.
http://www.ebay.com/sch/i.html?_fro...0601.m570.l1313.TR12.TRC2.A0.H0.Xpotentiometer.TRS0&_nkw=potentiometer&_sacat=0

O_E_M

ETA: Um reostato provavelmente seria melhor para esta aplicação.
http://www.ebay.com/sch/i.html?_odk...trksid=p2045573.m570.l1311.R1.TR12.TRC2.A0.H0.Xrheo.TRS0&_nkw=rheostat&_sacat=0

Mesmo conceito... conecte, disque.... meça sua configuração e obtenha o(s) resistor(es) correto(s)
 
#7 ·
Jayrock205 said:
Então, presumo que você ainda não conseguiu fazer o medidor de temperatura funcionar. Quão difícil você acha que seria montar os medidores originais com algum tipo de suporte?

Mais ou menos como este cara fez com seu EX laranja, se você rolar para baixo até o final

http://www.customfighters.com/forums/showthread.php?p=563831
Fácil o suficiente... você precisaria de algumas habilidades de fabricação e um soldador.

Se você tiver o suporte de carenagem original e não se importar que eu o corte, farei uma montagem de medidor para você...
Uma que será mais simplificada do que a montagem original.
Basta me enviar uma mensagem privada sobre isso e podemos discutir os detalhes.

Desculpe a interrupção do seu tópico, rjohnst...
O_E_M
 
#8 ·
Jayrock205 said:
Então, estou assumindo que você ainda não conseguiu fazer o medidor de temperatura funcionar. Quão difícil você acha que seria montar os medidores originais com algum tipo de suporte?

Mais ou menos como este cara fez com sua EX laranja, se você rolar para baixo

http://www.customfighters.com/forums/showthread.php?p=563831
Eu considerei fazer isso, mas ainda é um painel de instrumentos enorme para uma moto nua. Não é grande coisa se você tiver uma carenagem para esconder atrás, mas é realmente desajeitado. Eu não sou um grande fã da aparência, especialmente com o plástico branco atrás.

Independentemente do que você acabar fazendo, você precisará fazer um suporte personalizado para qualquer opção que você escolher se não tiver a montagem original.
 
#9 ·
rjohnst said:
Jayrock205 said:
Então, estou assumindo que você ainda não conseguiu fazer o medidor de temperatura funcionar. Quão difícil você acha que seria montar os medidores originais com algum tipo de suporte?

Mais ou menos como este cara fez com sua EX laranja, se você rolar para baixo

http://www.customfighters.com/forums/showthread.php?p=563831
Eu pensei em fazer isso, mas ainda é um painel de medidores enorme para uma moto nua. Não é grande coisa se você tiver uma carenagem para esconder atrás, mas é realmente desajeitado. Eu não sou um grande fã da aparência, especialmente com o plástico branco atrás.

Independentemente do que você acabar fazendo, você precisará fazer um suporte personalizado para qualquer opção que você escolher se não tiver a montagem original.
Sim, foi o que eu imaginei. É que esses velocímetros mais baratos do mercado de reposição não têm medidores de temperatura. Parece que muitos lutadores simplesmente não os usam. Como diabos você saberia se tem um problema de resfriamento até que seja tarde demais?

OEM, obrigado. Considerarei sua oferta. Quando olho para aquelas fotos, não tenho 100% de certeza se o grande painel funcionaria com meu farol de qualquer maneira.
 
#10 ·
@Jayrock... Sem problemas.

Se você decidir fazê-lo, há sempre uma maneira de usar os medidores originais.
(Só não a carcaça original ;) .... só precisa ser criativo com algumas habilidades de fabricação)

Avise-me por MP e vamos resolver algo.

O_E_M
 
#11 ·
One_Evil_Monkey said:
@Jayrock... Sem problemas.

Se você decidir fazê-lo, há sempre uma maneira de usar os medidores de estoque.
(Só não o alojamento de estoque ;) .... só precisa ser criativo com algumas habilidades de fabricação)

Basta avisar via PM e vamos resolver algo.

O_E_M
Eu fiz isso uma vez! Medidores de estoque cortados e montados. Eu ia montar o medidor de temperatura do líquido de arrefecimento, mas acabei indo com uma carenagem de primeira geração, medidores, etc. em vez disso.

Sim, ambos são offroad. Não é uma coisa normal, apenas as fotos que encontrei primeiro :p



 
#12 ·
Só estou curioso para saber se uma ideia como esta funcionaria. E também não quero roubar a atenção deste tópico, rjohnst. Foi uma EXCELENTE explicação. Estou apenas a ponderar ideias para adicionar, caso outros não consigam fazer a sua ideia de medidor de temperatura funcionar.

O sensor de temperatura poderia ser configurado para algo como uma luz de aviso (luz indicadora) montada em algum lugar que só acende quando atinge uma certa resistência ou, por outras palavras, quando o motor atinge uma certa temperatura - digamos, uma temperatura um pouco alta demais e que indicaria que você tem um problema? Um pouco como uma luz indicadora de baixo nível/pressão de óleo.

Nem me lembro mais como o sensor de temperatura funciona. Acho que é apenas um resistor variável, certo? Ele tem alta ou baixa resistência quando a moto está fria?

Lol, mais uma pergunta. Acabei de notar que a ER-5 nem sequer tinha um medidor de temperatura no seu painel. Estou errado em assumir que a maioria das motos modernas arrefecidas a líquido as têm? Como é que os proprietários sabem quando as suas motos estão prestes a empenar as suas cabeças de cilindro e a soprar as juntas da cabeça sem o medidor?
 
#13 ·
O sensor de temperatura deve indicar aproximadamente 57 ohms a 176 graus, que é a classificação do nosso termostato.

Quando atingir 212 graus (ponto de ebulição), os ohms devem indicar aproximadamente 27.

(Fahrenheit, não Celsius)

Tecnicamente, você deve ser capaz de instalar uma luz de idiota na mistura.

As pessoas dirigiram por anos sem um medidor (eram opções na época, não padrão).

Sem luz, sem medidor... você não sabe até que seja tarde demais.
A luz só é boa se você a detectar a tempo, porque ela só acende quando as coisas já estão quase muito quentes.
Pedra vence tesoura vence papel.... medidor vence luz vence sem aviso.
Mesmo conceito, exceto que sem aviso só fede e não vence nada. LOL
 
#14 ·
One_Evil_Monkey said:
O sensor de temperatura deve indicar aproximadamente 57 ohms a 176 graus, que é a nossa classificação do termostato.

Quando atingir 212 graus (ponto de ebulição), os ohms devem indicar aproximadamente 27.

(Fahrenheit, não Celsius)

Então, tecnicamente, você deve ser capaz de instalar uma luz de idiota na mistura.

As pessoas andaram por anos sem um medidor (eram opções na época, não padrão).

Sem luz, sem medidor... você não sabe até que seja tarde demais.
A luz só é boa se você perceber a tempo, porque ela só acende quando as coisas estão quase muito quentes.
Pedra bate tesoura bate papel.... medidor bate luz bate sem aviso.
O mesmo conceito, exceto que sem aviso só fede e não vence nada. LOL

O_E_M
Hahaha

Eu vou pesquisar como instalar uma luz de advertência de alguma forma. Terei que fazer algumas pesquisas e aprimorar minhas habilidades em eletrônica. Não me lembro como fazer uma luz acender apenas em uma leitura de resistência definida.

Estou pensando em voltar para uma moto nua e colocar alguns pneus de dupla utilização nela. Nada além de estradas de terra longas e planas deste lado do NM.
 
#15 ·
Não seria muito difícil, eu acho... A resistência (Ohms) do sensor de temperatura diminui à medida que fica mais quente... Então, usando um reostato, um LED, uma fonte de energia... Faça o teste para o sensor de temperatura... onde você aquece água com a ponta do sensor nela (use um termômetro para leituras de temperatura da água)... E ajuste o reostato para fazer a luz acender em qualquer temperatura que você escolher... o que você saberá porque seu termômetro lhe dirá... Já que sabemos que 212F faz com que os Ohms leiam cerca de 27... faça a luz acender em, digamos... 205. Então você ajustaria o reostato até a luz acender, então... Então você mediria os Ohms do reostato e isso lhe dirá qual resistor você precisaria usar para que, quando o sensor de temperatura cair abaixo de uma certa leitura de Ohm, o novo resistor permitiria então que a corrente acendesse o LED. É claro que você teria que ter tudo isso temporariamente conectado perto do seu fogão e da água para fazer isso. (Eu costumava morar em CO... Então eu estive em NM... não, obrigado. LOL) O_E_M
 
#16 ·
Acabei de ligar o meu medidor comprado em http://www.ebay.com/itm/161985289957?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT.

A fiação é um pouco diferente, então pensei em postar o diagrama para o meu medidor específico, caso alguém mais acabe com um. Também notarei que o fio do indicador de "combustível" é azul/branco, enquanto neste diagrama é indicado como branco. Ainda preciso descobrir os indicadores dos faróis, pois tanto o indicador da luz de presença quanto o indicador do farol alto estão sempre acesos. O indicador do farol alto fica um pouco mais brilhante quando o farol alto está ligado.

Este é o diagrama de fiação. Espero que também contribua para o OP, pois lista o medidor de combustível vazio como 98 ohms e cheio como 8 ohms. Além disso, acredito que o meu tem um odômetro parcial. Terei que verificar isso assim que colocar a moto na estrada.
 

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#17 ·
Johns00 said:
Ainda preciso descobrir os indicadores dos faróis, pois tanto o indicador da luz de presença quanto o indicador do farol alto estão sempre acesos. O indicador do farol alto fica um pouco mais brilhante quando o farol alto é acionado.
Desde que o indicador do farol alto esteja conectado ao fio vermelho/preto, ele só recebe energia quando o farol alto está ligado. É literalmente uma bifurcação do fio que vai para o filamento do farol alto da lâmpada.O Gen1 usa um Dispositivo de Iluminação de Reserva que acende o outro filamento se um morrer. Na minha Vulcan, os dois feixes iriam e viriam, mas pareciam não funcionar direito. Apenas substituir a lâmpada por uma nova fez com que tudo funcionasse como deveria. Eu nunca realmente vi nada sobre as entranhas do RLD e como ele funciona exatamente, mas parecia causar um pouco de estranheza quando minha lâmpada aparentemente não estava perfeita.Na verdade, não há um fio "indicador de farol baixo" no painel. O vermelho/azul mencionado na primeira postagem é na verdade o que alimenta as lâmpadas de iluminação do medidor (e as luzes de presença nos sinais dianteiros) e funciona com o fusível da lanterna traseira. Ele acende assim que a chave é girada. Se você realmente quisesse conectá-lo ao circuito do farol, você precisaria do fio vermelho/amarelo. A única diferença deve ser que o farol só acende quando o motor é ligado.
 
#18 ·
InvisiBill said:
Enquanto o indicador do farol alto estiver ligado ao fio vermelho/preto, ele só recebe energia quando o farol alto está ligado. É literalmente uma bifurcação do fio que vai para o filamento do farol alto da lâmpada.
Ambas as luzes estavam acesas porque meu farol não estava conectado hahaha. Funciona como deveria com o farol conectado. Obrigado
 
#22 ·
O velocímetro também não funcionou, acho que vou apenas assumir uma perda e descartá-lo. Provavelmente vou colocar os medidores originais de volta, não sei. Me deixando louco ou apenas usar meu aplicativo de GPS do telefone.
É possível que seu medidor varie ligeiramente do meu, assim como a postagem acima menciona. O meu não faria nada até que eu conectasse uma fonte de 12V diretamente da bateria (completamente separada da ignição). Em medidores como o trailtech vapor, acredito que eles usam uma pequena bateria interna ao medidor para salvar configurações e afins. O meu não acendia nem fazia nada até que tivesse 12 volts nos fios de ignição e bateria, bem como o terra conectado. Se nada estiver funcionando, este é provavelmente o caso.

Eu recomendo testá-lo em bancada com uma fonte de alimentação antes de tentar instalá-lo na moto para verificar a fiação. Depois de ligá-lo, você pode brincar verificando o que cada fio faz.
 
#24 ·
Não estou recebendo nenhuma leitura para o tacômetro, mas o vendedor está me enviando outro na esperança de que este tacômetro esteja simplesmente com defeito. Notei que minha unidade difere da sua. Além da fiação, a tela de programação é totalmente diferente. A primeira tela mostra 4 dígitos, com o primeiro variando de 0-2 e os outros três de 0-9, o que estou assumindo que é a circunferência da roda, a segunda tela mostra 2 dígitos 0-12 cilindrada do motor, acho, a terceira tela é 2 ou 4 contagem de cilindros, e a quarta tela é 2 ou 3 e não tenho certeza para que serve.

O velocímetro registra, mas é extremamente impreciso. Tenho brincado com o tamanho da roda, mas não consigo deixá-lo próximo. Está bom até 10 mph, mas está incrivelmente errado depois, 40 mph são cerca de 20 no velocímetro, 80 mph são cerca de 35 no velocímetro.

Não tenho certeza sobre jmoss, mas tenho uma primeira geração. Também notarei que a versão que tenho tem um hodômetro parcial.
 
#27 ·
Olá one_evil_monkey

Gostaria de algumas ideias para montar o medidor original na minha forquilha. Estou prestes a instalar um farol acerbis cyclops, então preciso encontrar uma maneira de montar tudo.

Estava pensando em 4 braçadeiras de aço inoxidável com um painel de alumínio para segurar o farol.

Amarelo: medidores
Azul: farol cyclops
Vermelho: pisca-pisca
Verde: suporte do farol

É um desenho muito grosseiro. Ainda estou esperando algumas peças para começar a montar tudo para ter uma ideia melhor da medição. Não tenho soldador, então ainda não tenho certeza de como prender os medidores no topo do suporte.
 

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