Manter o óleo trocado, o procedimento mais importante para obter a vida útil mais longa e confiável do seu motor.
Considere pedir ajuda a um amigo, vizinho ou parente com alguma experiência mecânica para ajudar na primeira vez. Ler este tutorial enquanto faz, seguindo passo a passo, seria aconselhável.
Ferramentas necessárias:
Soquete de 10 mm ou chave de boca
Soquete de 17 mm ou chave de boca
Chaves de catraca para encaixar nos soquetes (se usar soquetes)
Chave de fenda Phillips de tamanho médio
Chave de filtro de óleo
Bandeja de drenagem de óleo
Chave de torque (opcional)
Luvas de trabalho de nitrilo (opcional)
Óculos de segurança (opcional)
Panos de oficina, toalhas para limpeza
Peças necessárias:
4 litros de óleo (ou 4 quartos) você terá um pouco sobrando, não jogue tudo fora!
Filtro de óleo (peça Kawasaki nº 16097-0008 ou equivalente)
Tipo de óleo:
SH ou SJ com JASO MA
Não entrarei em nenhuma recomendação de marca específica aqui, essa informação é facilmente encontrada em outros lugares, embora um óleo específico para motocicleta seja aconselhável.
Viscosidade do óleo:
A recomendação padrão é 10w40.
Se você estiver pilotando em temperaturas acima de 100f, você precisa de 20w50.
Frequência de troca de óleo:
A Kawasaki recomenda a cada 7.500 milhas ou a cada ano, o que ocorrer primeiro.
Eu rejeito este intervalo. O óleo é o sangue vital do motor. A cada 2000 milhas é um intervalo mais aceitável.
Se você estiver apenas fazendo passeios de longa distância, não precisará trocá-lo com tanta frequência, essas são "milhas fáceis".
Mesmo fazendo milhas de longa distância, cerca de 3000 milhas é mais aceitável.
O procedimento:
O melhor momento para trocar o óleo é depois de um passeio, com a moto toda aquecida. Cuidado... o escapamento e o motor estarão QUENTES.
Coloque a moto no cavalete central. SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR... fique em um terreno plano, sólido e estável (não ao ar livre na sujeira!)
Remova a carenagem inferior.
Há 2 parafusos Phillips na frente, embaixo do radiador. (No meu caso, os originais foram substituídos pelos mesmos parafusos sextavados que são usados na parte traseira).
E dois parafusos de 10 mm na parte inferior na parte traseira da carenagem.
Afrouxe todos os 4 fixadores e retire os 2 inferiores primeiro, depois apoie a carenagem com uma mão (você também pode colocar blocos de madeira ou uma caixa embaixo para ajudar na sustentação) enquanto remove os outros 2. Puxe a carenagem para frente e para fora.
Remova o bujão de enchimento de óleo.
O bujão de drenagem de óleo é indicado pela seta. Um parafuso de 17 mm, coloque uma bandeja de drenagem adequada sob a moto e remova o bujão de drenagem. Cuidado, o óleo estará QUENTE. Eu já tenho uma chave de filtro e uma catraca no filtro de óleo. Remova o filtro.
Pegue seu filtro novo e despeje óleo de motor no orifício central, encha-o até o topo. Deixe o óleo assentar por alguns segundos e encha-o novamente. Isso é para fazer o óleo fluir mais rápido ao ligar a moto. Esse óleo também vai assentar, mas isso é o suficiente, encher totalmente o filtro pode ser complicado ao instalá-lo. Mergulhe o dedo em um pouco de óleo de motor e cubra o anel de vedação do filtro com o óleo. Isso é para garantir uma boa vedação. Coloque uma ou duas gotas de óleo de motor na arruela do bujão de drenagem, no lado que entra em contato com o cárter de óleo, e reinstale o bujão de drenagem. O valor do torque no bujão de drenagem é de 22 pés-libras. Se você não estiver usando uma chave de torque, apenas aperte um pouco mais do que "apenas apertado". Instale o novo filtro de óleo. Aperte-o o mais firme possível, usando apenas as mãos. Não use uma chave de filtro para instalar o filtro. Vá em frente e reabasteça o óleo pelo orifício de enchimento com 3 litros de óleo (incluindo o óleo que foi usado para preparar o filtro). Se o seu óleo estiver em recipientes de quarto, você precisará de 3 quartos, mais parte de um 4º. Monitore a janela enquanto você está enchendo, tente não encher demais a janela. Use apenas algumas onças do 4º, até ter a chance de verificar o nível agora e mais tarde.
Cubra o anel de vedação da tampa de enchimento com óleo de motor. Recoloque a tampa e apenas aperte-a com os dedos. Limpe todo o óleo que caiu no motor durante a drenagem. Ligue o motor para deixá-lo em marcha lenta por alguns minutos. Sua luz de advertência de óleo permanecerá acesa por alguns segundos e apagará, mas tudo bem. Depois de ter ficado em marcha lenta por alguns minutos, verifique se há vazamentos, tudo deve estar bom. Desligue o motor.
Depois que o óleo assentar por alguns minutos, o nível do óleo deve estar entre as 2 marcas em ambos os lados do visor do nível de óleo. O nível do óleo na foto é com a moto completamente fria, depois de totalmente aquecida o nível subirá para perto da marca superior. Portanto, se você estiver usando recipientes de quarto, apenas certifique-se de que seu nível esteja em torno da metade do vidro até onde está na foto. Verifique o nível mais tarde, depois que a moto estiver realmente aquecida (depois de um passeio). Reinstale a carenagem inferior. O inverso de removê-la. Comece todos os 4 fixadores, começando com os superiores da frente. Em seguida, apoie a carenagem com uma mão enquanto instala os dois fixadores traseiros sob a moto. Em seguida, aperte todos eles, apenas um pouco apertados. Você está apertando no plástico, então seja cauteloso.
É isso, você deve estar pronto para começar. Limpe qualquer derramamento e áreas úmidas e oleosas do motor. Devolva o óleo do motor usado a um Centro de Reciclagem apropriado (onde você comprou o óleo provavelmente o aceitará para reciclagem). O uso dos recipientes originais deve ser aceitável.
Lembre-se de que um motor com óleo limpo é um motor feliz. :wink2:
Considere pedir ajuda a um amigo, vizinho ou parente com alguma experiência mecânica para ajudar na primeira vez. Ler este tutorial enquanto faz, seguindo passo a passo, seria aconselhável.
Ferramentas necessárias:
Soquete de 10 mm ou chave de boca
Soquete de 17 mm ou chave de boca
Chaves de catraca para encaixar nos soquetes (se usar soquetes)
Chave de fenda Phillips de tamanho médio
Chave de filtro de óleo
Bandeja de drenagem de óleo
Chave de torque (opcional)
Luvas de trabalho de nitrilo (opcional)
Óculos de segurança (opcional)
Panos de oficina, toalhas para limpeza
Peças necessárias:
4 litros de óleo (ou 4 quartos) você terá um pouco sobrando, não jogue tudo fora!
Filtro de óleo (peça Kawasaki nº 16097-0008 ou equivalente)
Tipo de óleo:
SH ou SJ com JASO MA
Não entrarei em nenhuma recomendação de marca específica aqui, essa informação é facilmente encontrada em outros lugares, embora um óleo específico para motocicleta seja aconselhável.
Viscosidade do óleo:
A recomendação padrão é 10w40.
Se você estiver pilotando em temperaturas acima de 100f, você precisa de 20w50.
Frequência de troca de óleo:
A Kawasaki recomenda a cada 7.500 milhas ou a cada ano, o que ocorrer primeiro.
Eu rejeito este intervalo. O óleo é o sangue vital do motor. A cada 2000 milhas é um intervalo mais aceitável.
Se você estiver apenas fazendo passeios de longa distância, não precisará trocá-lo com tanta frequência, essas são "milhas fáceis".
Mesmo fazendo milhas de longa distância, cerca de 3000 milhas é mais aceitável.
O procedimento:
O melhor momento para trocar o óleo é depois de um passeio, com a moto toda aquecida. Cuidado... o escapamento e o motor estarão QUENTES.
Coloque a moto no cavalete central. SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR... fique em um terreno plano, sólido e estável (não ao ar livre na sujeira!)
Remova a carenagem inferior.

Há 2 parafusos Phillips na frente, embaixo do radiador. (No meu caso, os originais foram substituídos pelos mesmos parafusos sextavados que são usados na parte traseira).

E dois parafusos de 10 mm na parte inferior na parte traseira da carenagem.
Afrouxe todos os 4 fixadores e retire os 2 inferiores primeiro, depois apoie a carenagem com uma mão (você também pode colocar blocos de madeira ou uma caixa embaixo para ajudar na sustentação) enquanto remove os outros 2. Puxe a carenagem para frente e para fora.

Remova o bujão de enchimento de óleo.

O bujão de drenagem de óleo é indicado pela seta. Um parafuso de 17 mm, coloque uma bandeja de drenagem adequada sob a moto e remova o bujão de drenagem. Cuidado, o óleo estará QUENTE. Eu já tenho uma chave de filtro e uma catraca no filtro de óleo. Remova o filtro.

Pegue seu filtro novo e despeje óleo de motor no orifício central, encha-o até o topo. Deixe o óleo assentar por alguns segundos e encha-o novamente. Isso é para fazer o óleo fluir mais rápido ao ligar a moto. Esse óleo também vai assentar, mas isso é o suficiente, encher totalmente o filtro pode ser complicado ao instalá-lo. Mergulhe o dedo em um pouco de óleo de motor e cubra o anel de vedação do filtro com o óleo. Isso é para garantir uma boa vedação. Coloque uma ou duas gotas de óleo de motor na arruela do bujão de drenagem, no lado que entra em contato com o cárter de óleo, e reinstale o bujão de drenagem. O valor do torque no bujão de drenagem é de 22 pés-libras. Se você não estiver usando uma chave de torque, apenas aperte um pouco mais do que "apenas apertado". Instale o novo filtro de óleo. Aperte-o o mais firme possível, usando apenas as mãos. Não use uma chave de filtro para instalar o filtro. Vá em frente e reabasteça o óleo pelo orifício de enchimento com 3 litros de óleo (incluindo o óleo que foi usado para preparar o filtro). Se o seu óleo estiver em recipientes de quarto, você precisará de 3 quartos, mais parte de um 4º. Monitore a janela enquanto você está enchendo, tente não encher demais a janela. Use apenas algumas onças do 4º, até ter a chance de verificar o nível agora e mais tarde.

Cubra o anel de vedação da tampa de enchimento com óleo de motor. Recoloque a tampa e apenas aperte-a com os dedos. Limpe todo o óleo que caiu no motor durante a drenagem. Ligue o motor para deixá-lo em marcha lenta por alguns minutos. Sua luz de advertência de óleo permanecerá acesa por alguns segundos e apagará, mas tudo bem. Depois de ter ficado em marcha lenta por alguns minutos, verifique se há vazamentos, tudo deve estar bom. Desligue o motor.

Depois que o óleo assentar por alguns minutos, o nível do óleo deve estar entre as 2 marcas em ambos os lados do visor do nível de óleo. O nível do óleo na foto é com a moto completamente fria, depois de totalmente aquecida o nível subirá para perto da marca superior. Portanto, se você estiver usando recipientes de quarto, apenas certifique-se de que seu nível esteja em torno da metade do vidro até onde está na foto. Verifique o nível mais tarde, depois que a moto estiver realmente aquecida (depois de um passeio). Reinstale a carenagem inferior. O inverso de removê-la. Comece todos os 4 fixadores, começando com os superiores da frente. Em seguida, apoie a carenagem com uma mão enquanto instala os dois fixadores traseiros sob a moto. Em seguida, aperte todos eles, apenas um pouco apertados. Você está apertando no plástico, então seja cauteloso.
É isso, você deve estar pronto para começar. Limpe qualquer derramamento e áreas úmidas e oleosas do motor. Devolva o óleo do motor usado a um Centro de Reciclagem apropriado (onde você comprou o óleo provavelmente o aceitará para reciclagem). O uso dos recipientes originais deve ser aceitável.
Lembre-se de que um motor com óleo limpo é um motor feliz. :wink2: